sábado, 10 de abril de 2010

ERA ASSIM

Raphael Montechiari

Você estava sentada na cerca, com os pés apoiados na ripa de baixo. Suas pernas eram bem brancas e bem torneadas. Você estava com um chinelinho preto ou com uma sandália de tiras. Sei que a cor era preta. Não me lembro se estava de meias. Acho que havia um pouco de mato tapando os pés. A ponta do matinho, bem fininho, com algumas flores, chegava até seus pés. E o vento balançava as flores e os matinhos para o leste. É o vento das cinco da tarde. Sempre sopra para o leste.

Lembro que você estava com uma bermuda de tecido mole, com um ou dois bolsos. Não dava pra ver muito bem o lado. Sei que era xadrez e tinha duas alças que iam até os ombros. Uma camisa rosa com algo escrito. A cerca estava com a tinta branca bem descascada e parecia ser de um curral, apesar de não ter nenhum boi ou vaca atrás de você. Tinha dois passarinhos se bicando, brincando e cantando no chão, à sua esquerda. E você olhava pra eles sorrindo. Um sorriso bem puro e divertido. Tanto que dava pra ver um pouco dos dentes brancos aparecendo entre seus lábios. Um sorriso verdadeiro! Os olhos quase fechados e covinhas nas bochechas. O cabelo estava amarrado, com um rabo de cavalo escondido atrás da cabeça.

Suas mãos estavam apoiadas na cerca com os polegares voltados para frente e os outros dedos escondidos atrás da ripa da cerca. Os ombros um pouco levantados por conta dos braços longos. E o sorriso puro e divertido. O vento das cinco também balançava as pontas do seu cabelo e levava algumas folhas secas de árvores. No fundo, bem no fundo mesmo, havia duas montanhas claras e com pequenas árvores nos cumes e um céu azul entre elas. Uma poeirinha de nuvens aparecia perto da montanha da esquerda mas todo o resto era bem azul.

Você? Sorria olhando os passarinhos brincando. Passarinhos azuis com a barriga branca e bicos alaranjados. E seus pés, apoiados nas ripas, pareciam balançar em um ritmo constante. Eu juraria que você esteve ali sua vida inteira e a vida inteira com aquele sorriso puro e divertido. E verdadeiro! Olhando para os passarinhos, sentada naquela cerca branca com os olhos quase fechados. Assim que eu te desenhei.

Um comentário:

Sinvolva!